31/12/2007

Optimização sim, abuso não :

O SEO não é uma ciência exacta,mas uma coisa é certo nem a falta de optimização nem a presencia de demasiada optimização de um site é bom. A optimização não deve ser
abusada sobre umas palavras chaves. Por exemplo, não serve de nada de por 100 vezes a palavra chave duma pagina web.


De certeza que nenhuma optimização não pode ajudar também o posicionamento sobre os motores de busca. Muitas vezes, as pessoas pedem quantas vezes uma palavra chaves deve ser repetida no conteúdo duma pagina web. Não há regras certas e depende do tamanho da pagina, do numero de palavras total. E depois, não é só ter a palavra chave no conteúdo é a ter de maneira a ser mais visíveis no titulo do header e na baliza <H1> por exemplo.


Demasiada optimização pode contribuir ao blacklist do seu site. Por isso, não serve de nada de tentar falsear o vosso conteúdo.

26/12/2007

Subdominios associados ão Spamdexing

Depois da sua luta contra os links pagos, Google vai a busca dos sites que usem varias subdomínios. Cada subdomínio é considerado como um site próprio. Hoje o Google condena a utilização de muitos sob domínios para aparecer varias vezes nos resultados de busca. Por exemplo, se procuro "sapo" no Google.pt tenho 6 resultados do site sapo.pt (www.sapo.pt, pesquisa.sapo.pt, blogs.sapo.pt, directorio.sapo.pt, mail.sapo.pt, homepages.sapo.pt). De facto o site é o Sapo.pt e os subdomínios permitem de ter mais resultados.
Assim, o Google ataque-se outra vez ao spamdexing, os internatos vão ter resultados mais pertinentes mas acho que muitos sites vão perder visitas sem os diferentes subdomínios.

Cada vez mais, é a pertinência e o conteúdo que deve fazer a diferencia.

2007: links pagos proibidos

A novidade que marcou 2007 no microcosme do SEO, é a proibição do Google para a venda de links. De facto, o Google vai em guerra contra os links comprados pelos sites para aumentar o Pagerank (indicio de popularidade do Google). Os Guidelines dos Webmastres do Google estipulem que os web-mestres não devem comprar o vender links para os sites. Essa novidade esta feita para que os sites não aumentem artificialmente o seu PageRank. O Google fez no mês de Novembro uma grande actualização do pagerank que fez perder alguns pontes de Pagerank a grandes sites.
Pode a mesma comprar um link noutro site, mas se ele é identificado como um link pago, pode ser um prejudico para o seu SEO. Para mostrar que o link é pago, pode usar a baliza "nofollow" nos links o que permita de não aumentar o pagerank do destinatário do link.

09/09/2007

Politica de links internos

Quando se faz um site internet, tem de se pensar na arquitectura do site. Quais serão as categorias do site ? Qual é o tipo de navegação que vai usar ? Todas as paginas do site devem ser acessíveis em poucos clicks.


Mas sobretudo cada pagina web do seu site não deve ser um caminho sem saídas. De facto, se cheguem numa pagina web sem saídas, sai-se do site sem ir mais longe. Para os motores de busca, o sistema é idêntico, se encontra uma pagina sem links, sai do site. Assim é importante de ter links em cada uma das paginas do site.

Umas das maneiras de optimizar os links do seu site é de propor sempre links para paginas similares, com o mesmo tema, ou com resultados diferentes. Um site de telemóveis pode por exemplo sobre cada pagina produto, propor uma seria delinks para as paginas dos telemóveis da mesma marca, ou os telemóveis que tem as mesmas particularidades.

09/08/2007

Links são importantes pelos motores de busca

Um link de um site para outro site é considerado como um vote de confiança por motores de busca. De facto, os sites são inter-conectados entre eles. Google não pode encontrar um site que não tem nenhum link para ele. Os link determinam entre outras coisas o PageRank usado pelo Google. Noutro post vou explicar o poder mas também os limites do Pagerank, que é uma medida da popularidade de um site.

Os link podem ser feitos de varias maneiras. Pode-se inscrever um site sobre vários directórios, na boa categoria. O melhor é mudar o titulo do seu site para porem mais peso sobre os links. Um link é poderoso se o site no qual o pus é popular mas também se tem a mesma temática que os vossos.

Com o envolvimento do web 2.0, existem muito mais maneiras de criar link. Por exemplo, usar o web social como os blogs para por link nos sites. Quando responde a um comentário num blog, tem de deixar a URL do seu site internet.

Também pode usar os digg-likes, sites de informações social, para por novos artigos.

O melhor link fica aquele que é feito porque o vosso conteúdo é interessante, chama-se linkbaiting, ter backlinks espontâneos.

02/08/2007

Blogs sobre o marketing da busca em Portugal

A minha primeira busca de blogs sobre o marketing da busca em Portugal tinha sida infrutuoso porque quase todos os resultados eram sites brasileiras. Essa primeira constatação me déchou espantoso. Na França, blogosfera é numerosa. Mas afinal encontrei um site muito bem feito e de qualidade:

Marketing de Busca

Nesse site descobri uma comunidade de pessoas que são interessados pelos motores de busca. Outros sites interessantes :

Por enquanto, esses é que encontrei e que acho de qualidade.

A acessibilidade de um site ajuda o SEO

A acessibilidade de um site é o facto de fazer um site com técnicas que permitem uma leitura simples para pessoas usando navegadores adaptáveis ao sua deficiência. Pode ser uma deficiência visual. Uma das maneiras de fazer acessibilidade web é nomear todos os elementos da pagina web. Assim, por uma baliza ALT para explicitar a compreensão de uma imagem é primordial para poder fazer acessibilidade

Motores de Buscas

Também, os links tem de ter uma denominação com a baliza TITLE.

Blog Motores de Busca

A denominação de todos os elementos é bom para os motores de busca porque cada elemento é um conteúdo. De mais, quem quero fazer um site acessível tem de fazer um código HTML limpo, com CSS é simples.