31/12/2007

Optimização sim, abuso não :

O SEO não é uma ciência exacta,mas uma coisa é certo nem a falta de optimização nem a presencia de demasiada optimização de um site é bom. A optimização não deve ser
abusada sobre umas palavras chaves. Por exemplo, não serve de nada de por 100 vezes a palavra chave duma pagina web.


De certeza que nenhuma optimização não pode ajudar também o posicionamento sobre os motores de busca. Muitas vezes, as pessoas pedem quantas vezes uma palavra chaves deve ser repetida no conteúdo duma pagina web. Não há regras certas e depende do tamanho da pagina, do numero de palavras total. E depois, não é só ter a palavra chave no conteúdo é a ter de maneira a ser mais visíveis no titulo do header e na baliza <H1> por exemplo.


Demasiada optimização pode contribuir ao blacklist do seu site. Por isso, não serve de nada de tentar falsear o vosso conteúdo.

26/12/2007

Subdominios associados ão Spamdexing

Depois da sua luta contra os links pagos, Google vai a busca dos sites que usem varias subdomínios. Cada subdomínio é considerado como um site próprio. Hoje o Google condena a utilização de muitos sob domínios para aparecer varias vezes nos resultados de busca. Por exemplo, se procuro "sapo" no Google.pt tenho 6 resultados do site sapo.pt (www.sapo.pt, pesquisa.sapo.pt, blogs.sapo.pt, directorio.sapo.pt, mail.sapo.pt, homepages.sapo.pt). De facto o site é o Sapo.pt e os subdomínios permitem de ter mais resultados.
Assim, o Google ataque-se outra vez ao spamdexing, os internatos vão ter resultados mais pertinentes mas acho que muitos sites vão perder visitas sem os diferentes subdomínios.

Cada vez mais, é a pertinência e o conteúdo que deve fazer a diferencia.

2007: links pagos proibidos

A novidade que marcou 2007 no microcosme do SEO, é a proibição do Google para a venda de links. De facto, o Google vai em guerra contra os links comprados pelos sites para aumentar o Pagerank (indicio de popularidade do Google). Os Guidelines dos Webmastres do Google estipulem que os web-mestres não devem comprar o vender links para os sites. Essa novidade esta feita para que os sites não aumentem artificialmente o seu PageRank. O Google fez no mês de Novembro uma grande actualização do pagerank que fez perder alguns pontes de Pagerank a grandes sites.
Pode a mesma comprar um link noutro site, mas se ele é identificado como um link pago, pode ser um prejudico para o seu SEO. Para mostrar que o link é pago, pode usar a baliza "nofollow" nos links o que permita de não aumentar o pagerank do destinatário do link.